HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DÉCADA DE 30 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO AS NOÇÕES NOÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v32i2.3049Abstract
Em termos científicos amplos é objetivo deste trabalho investigar as concepções, em sentido amplo, de História e de história da educação presentes nas obras que serviram de suporte para os processos de formação de professores, a partir da década de 30 no Brasil. Considerando a dimensão deste problema neste trabalho, optamos por recortar a análise em torno da primeira obra produzida e editada para este fim específico no país, intitulada Noções de história da educação, de Afrânio Peixoto. Publicada em 1933 pela Companhia Editora Nacional – no âmbito do projeto editorial dirigido por Fernando de Azevedo e intitulado “Biblioteca pedagógica brasileira” –, a obra encerra sentidos importantes para compreendermos o lugar da história e da história da educação no projeto de formação de professores associado ao Movimento pela Escola Nova (MEN). As Noções foram publicadas com o objetivo manifesto de aperfeiçoar cultural e profissionalmente os futuros professores. Sendo assim, escolhemos como fontes para essa investigação as primeiras edições da obra. A perspectiva metodológica que informa esse empreendimento visa compreender as relações entre a obra e seu contexto de produção. Em outros termos, pensamos a obra na sua relação intra e extratextual, ou seja: por um lado, a entendemos como expressão de idéias sobre o conhecimento histórico que tinham uma finalidade formativa associada à escola normal e, por outro, como evidência de um contexto intelectual no qual ela estava em sintonia. A escrita da história da educação, pensada paraDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Inter-Ação uses the Creative Commons Attribution 4.0 License for Open Access Journals (Open Archives Initiative - OAI) as the basis for the transfer of rights. Open access means making documents available on the Internet free of charge, so that users can read, download, copy, distribute, print, search, or link to the full text of documents, process them for indexing, use them as input data for software programs, or use them for any other lawful purpose, without financial, legal, or technical barriers.
Authors publishing in this journal agree to the following conditions:
1) Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which permits redistribution of the work with attribution and first publication in this journal.
2) Authors are permitted to enter into additional, separate agreements for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., for publication in an institutional repository or as a book chapter), with attribution and first publication in this journal.
3) Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their home page) at any time before or during the editorial process, as this may generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.