Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-04-30. Leia a versão mais recente.

NARRATIVAS DE MULHERES DISCENTES COM DEFICIÊNCIA SOBRE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79185

Palavras-chave:

Mulher com Deficiência, Educação Superior, Inclusão, Aprendizagem

Resumo

É fato que o avanço político e legal, da virada do século, impulsionou reformas em prol da educação inclusiva no sistema de ensino brasileiro. No entanto, se tratando da inclusão de grupos específicos na educação superior, ainda há invisibilidade das barreiras enfrentadas por mulheres com deficiência na formação universitária. A partir desta problemática, esta investigação tem como objetivo analisar narrativas de mulheres com deficiência nordestinas sobre a condições de aprendizagem na educação superior. O presente estudo realizou-se por meio da Pesquisa Participante que envolveu o diálogo com mulheres discentes com deficiência em encontros remotos. Os principais resultados indicam que a aprendizagem na educação superior depende de diferentes circunstâncias, sobretudo, da eliminação de barreiras atitudinais com relação à expectativa docente acerca da capacidade das estudantes com deficiência

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Vidal Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, andrezavidal@hotmail.com

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na linha Educação e Inclusão em Contextos Educacionais e Mestre pela mesma instituição. Licenciada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), seu interesse de pesquisa centra-se nas Políticas Educacionais de inclusão e acessibilidade para as estudantes com deficiência na educação superior. Possui publicações em livros, revistas e eventos científicos relacionados aos temas: Capacitismo, Estudos Feministas e interseccionais da deficiência. Além disso, desenvolve ações que contemplam a inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior. 

Adenize Queiroz de Farias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, adenize.queiroz@gmail.com

Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é professora de Educação Especial no Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP/UFPB). Assessora de Educação e Cultura da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) e colaboradora do Instituto dos Cegos de Campina Grande. Tem experiência na área de Inclusão Escolar e Social das Pessoas com Deficiência e discute temáticas como Capacitismo, Estudos da Deficiência e Feminismo, numa perspectiva interseccional, discutindo ainda as Barreiras Atitudinais experienciadas por estudantes com deficiência, particularmente no âmbito do Ensino Superior. Desde 2018 atua na Formação Docente voltada para Educação Especial numa perspectiva inclusiva, coordenando cursos de aperfeiçoamento e especialização Lato Sensu em parceria com o Ministério da Educação.

Jackeline Susann Souza da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil, jackeline.susann@uece.br

Doutora em Educação pela Universidad de Salamanca (Espanha). Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela UFPB. É professora Adjunta na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua como docente colaboradora do Curso de Especialização em Educação Inclusiva - AEE da UFPB. Foi pesquisadora visitante no Centro de Estudos Sociais (CES-2018), da Universidade de Coimbra (UC-Portugal), e no Instituto de Relações Internacionais (IRI), da USP (2019). Colaborou no Observatório Nacional da Educação Especial (UFSCar). Desenvolve consultorias, relatórios técnicos e textos científicos para periódicos e instituições nacionais e internacionais, entre estas a UNESCO. É revisora ad hoc de projetos de pesquisa e artigos científicos em áreas interdisciplinares, incluindo periódicos como Educação em Revista (A1-UFMG); Revista Trabalho Educação (A2-UFMG) e Revista Leia Escola (B3-UFCG). Principais campos de expertise: acessibilidade; deficiência, diferenças e diversidade; políticas e práticas pedagógicas inclusivas.

Referências

BEZERRA, Andreza Vidal. Mulheres discentes com deficiência: uma análise da política de inclusão e acessibilidade da Universidade Federal da Paraíba. 2024. [Doutorado em Educação] – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.

BECHE, Rose Clér Estivalete; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. O que nos mostra a produção científica sobre as mulheres com deficiência no Ensino Superior?. Revista Educação Especial, v. 36, n. 1, p. e48/1-30, 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 23 abr. 2024.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 ago. 2009.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 ago. 2012.

BRASIL. Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023. Dispõe sobre o programa especial para o acesso às instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 nov. 2023.

BRASIL. Documento orientador Programa Incluir - Acessibilidade na Educação Superior. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/Secretaria de Educação Superior, 2013.

DANTAS, Taísa Caldas; SILVA, Jackeline Susann Souza; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Entrelace entre gênero, sexualidade e deficiência: uma história feminina de rupturas e empoderamento. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 20, n. 4, p. 555-568, dez. 2014 . Disponível em <https://doi.org//10.1590/S1413-65382014000400007>. acessos em 23 abr. 2024.

DEMO, P. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. 2. ed. Brasília, DF: Liber, 2008.

Farias, A. Q. de, Bezerra, A. V., & Pita, F. H. F. R. (2023). O acesso de mulheres com deficiência nas Universidades Federais nordestinas: um diálogo interseccional à luz de contribuições feministas. Eventos Pedagógicos, 14(3), 591–602.

FLORES, Sharon Rigazzo. A democratização do ensino superior no Brasil, uma breve história: da Colônia a República. Revista internacional de educação superior, v. 3, n. 2, p. 401-416, 2017.

MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; ALMEIDA, Leandro S. Abordagem de competências, desenvolvimento humano e educação superior. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, 2017.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessarios a Educacao do Futuro. Sustinere-Revista de Saude e Educacao, v. 4, n. 1, p. 161-162, 2016.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Pressupostos epistemológicos e metodológicos da pesquisa participativa: da observação participante à pesquisa-ação. Estudios sobre las culturas contemporáneas, v. 23, n. 3, p. 161-190, 2017.

SILVA, Jackeline Susann Souza da. Acessibilidade, barreiras e superação: estudo de caso de experiências de estudantes com deficiência na educação superior. Dissertação (mestrado em educação) Universidade Federal da Paraíba, Brasil: 2014.

SILVA, Jackeline Susann Souza da . A sombra da discriminação e as barreiras de gênero no cotidiano de mulheres com deficiência na universidade. Revista Educação Especial, v. 36, p. 1-24, 2020.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Versões

Como Citar

VIDAL BEZERRA, Andreza; QUEIROZ DE FARIAS, Adenize; SUSANN SOUZA DA SILVA, Jackeline. NARRATIVAS DE MULHERES DISCENTES COM DEFICIÊNCIA SOBRE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79185. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79185. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.