DIVERSIDADE: CONCEITOS E PRÁTICAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO, GESTÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15039Resumo
O debate sobre diversidade é multifacetado. Os adjetivos como diversidade cultural ou os sinônimos evidenciam o fato. Desse modo, o ponto de partida do presente texto é o conceito de diversidade e suas sustentações teóricas, epistemológicas e sociais. A partir desse debate, somam-se as categorias que explicitam o conceito que sustenta a concepção de Diversidade da presente abordagem. São essas as categorias: gestão democrática e movimentos sociais. Há um esforço para evidenciar a articulação de tais categorias tanto com o fenômeno da diversidade quanto com o princípio da emancipação que sustenta a abordagem. Por fim, pretende-se relacionar tais pressupostos com a questão das políticas públicas de educação, postulando uma práxis educativa em movimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.