DIVERSIDADE: CONCEITOS E PRÁTICAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO, GESTÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

Autores

  • Fernando José Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15039

Resumo

O debate sobre diversidade é multifacetado. Os adjetivos como diversidade cultural ou os sinônimos evidenciam o fato. Desse modo, o ponto de partida do presente texto é o conceito de diversidade e suas sustentações teóricas, epistemológicas e sociais. A partir desse debate, somam-se as categorias que explicitam o conceito que sustenta a concepção de Diversidade da presente abordagem. São essas as categorias: gestão democrática e movimentos sociais. Há um esforço para evidenciar a articulação de tais categorias tanto com o fenômeno da diversidade quanto com o princípio da emancipação que sustenta a abordagem. Por fim, pretende-se relacionar tais pressupostos com a questão das políticas públicas de educação, postulando uma práxis educativa em movimento.

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Publicado

2011-09-23

Como Citar

MARTINS, F. J. DIVERSIDADE: CONCEITOS E PRÁTICAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO, GESTÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 245–262, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i1.15039. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/15039. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos vencedores do Concurso Anped/Secad (Edital n. 01/2010)