A DOCÊNCIA (TRANS)FORMADORA EM PERÍODO PANDÊMICO: PERCEPÇÕES DE DISCENTES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79137Palavras-chave:
Saúde Mental; Pós-Graduandos; Docência; Ensino-AprendizagemResumo
Este estudo objetivou explorar as percepções de discentes de um Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) de uma Universidade Estadual do sul do país, acerca da importância da relação orientadores-pós-graduandos durante o período pandêmico. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo e de método misto, que integra dados quantitativos e qualitativos em um mesmo estudo, que contou com a participação de 76 pós-graduandos. Os dados foram coletados através de um survey interseccional, encaminhado de maneira remota através de um linkon-line, sendo os dados analisados pelo método de análise de conteúdo. No percurso da pesquisa, observou-se que os professores-orientadores desempenharam seus ofícios de maneira valorosa, exercendo suas funções com dedicação, coragem e compromisso, acolhendo e fortalecendo os vínculos com os discentes. Isso contribuiu para o enfrentamento dos estressores decorrentes do período pandêmico, evitando o abandono do curso de pós-graduação.
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