EXCLUSÃO SOCIAL E VULNERABILIDADES NO TRABALHO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL

Autores

  • Lucimare Ferraz Universidade Comunitária da região de Chapecó-Unochapeco e Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC
  • Mara Helena de Andrea Gomes Universidade Federal de São Paulo-Unifesp
  • Cássio Silveira Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.32758

Palavras-chave:

Exclusão social. Vulnerabilidades. Trabalho infantil. Catadores de material reciclável

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar o cotidiano de trabalho de crianças e adolescentes catadoras de material reciclável, orientados pelos conceitos de vulnerabilidade e exclusão social. Trata-se de um estudo qualitativo com a participação de importantes atores institucionais envolvidos em ações sociais, jurídicas e de apoio, e, também, junto a um grupo de crianças e adolescentes e seus familiares na cidade de Chapecó, estado de Santa Catarina. Conclui-se que trabalho de coleta de material reciclável constitui uma forma de inserção social que, ao mesmo tempo, expõe crianças e adolescentes a riscos de todo tipo, constituindo processos de vulnerabilidade nestas faixas etárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimare Ferraz, Universidade Comunitária da região de Chapecó-Unochapeco e Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Doutora em Ciências da Saúde (Unifesp). Docente do programa stricto sensu em Ciências da Saúde da Unochapeco e do departamento de Enfermagem da UDESC.

Mara Helena de Andrea Gomes, Universidade Federal de São Paulo-Unifesp

Doutora em Sociologia Política  e Pós-Doc pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 2002-2003). Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo.

Cássio Silveira, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto e pesquisador do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva); Técnico em Assuntos Educacionais (Disciplina de Epidemiologia, Departamento de Medicina Preventiva) da Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-08-29

Como Citar

FERRAZ, L.; GOMES, M. H. de A.; SILVEIRA, C. EXCLUSÃO SOCIAL E VULNERABILIDADES NO TRABALHO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 339–353, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i2.32758. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/32758. Acesso em: 28 abr. 2024.