SABERES DOCENTES NO PROJETO FORMATIVO DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO NO CURSO DE AGRONOMIA DA UFC EM FORTALEZA

Autores

  • José Silveira Filho Instituto Centro de Ensino Tecnológico/CENTEC. Diretoria de Ensino Fortaleza, CE.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.13514

Palavras-chave:

Saberes agronômicos. Formação do agrônomo, Tendência tecnicista, Profissionalidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar os saberes docentes praticados no projeto formativo do curso de Agronomia da UFC. O estudo teve como motivação a oportunidade de penetrar em um ambiente profissional pouco explorado, a formação acadêmica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, delineada no estudo de caso, com abordagem descritiva, utilizando o instrumento de entrevista semiestruturada. Da conclusão, destacam-se a formação influenciada pela tendência tecnicista e que o projeto formativo não possibilita a profissionalidade necessária para atender aos desafios e demandas atuais e emergentes do meio rural, segundo 81% dos entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Silveira Filho, Instituto Centro de Ensino Tecnológico/CENTEC. Diretoria de Ensino Fortaleza, CE.

Eng. Agr., Licenciado e Mestre em Agronomia, Doutor em Educação - UFC/PMF/SME/DAE-Programa Mais Educação/Horta orgânica escolar.

Downloads

Publicado

2012-10-20

Como Citar

SILVEIRA FILHO, J. SABERES DOCENTES NO PROJETO FORMATIVO DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO NO CURSO DE AGRONOMIA DA UFC EM FORTALEZA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 397–416, 2012. DOI: 10.5216/ia.v37i2.13514. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13514. Acesso em: 20 set. 2024.