SABERES DOCENTES NO PROJETO FORMATIVO DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO NO CURSO DE AGRONOMIA DA UFC EM FORTALEZA

Autores/as

  • José Silveira Filho Instituto Centro de Ensino Tecnológico/CENTEC. Diretoria de Ensino Fortaleza, CE.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.13514

Palabras clave:

Saberes agronômicos. Formação do agrônomo, Tendência tecnicista, Profissionalidade

Resumen

Este trabalho tem como objetivo investigar os saberes docentes praticados no projeto formativo do curso de Agronomia da UFC. O estudo teve como motivação a oportunidade de penetrar em um ambiente profissional pouco explorado, a formação acadêmica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, delineada no estudo de caso, com abordagem descritiva, utilizando o instrumento de entrevista semiestruturada. Da conclusão, destacam-se a formação influenciada pela tendência tecnicista e que o projeto formativo não possibilita a profissionalidade necessária para atender aos desafios e demandas atuais e emergentes do meio rural, segundo 81% dos entrevistados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Silveira Filho, Instituto Centro de Ensino Tecnológico/CENTEC. Diretoria de Ensino Fortaleza, CE.

Eng. Agr., Licenciado e Mestre em Agronomia, Doutor em Educação - UFC/PMF/SME/DAE-Programa Mais Educação/Horta orgânica escolar.

Publicado

2012-10-20

Cómo citar

SILVEIRA FILHO, J. SABERES DOCENTES NO PROJETO FORMATIVO DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO NO CURSO DE AGRONOMIA DA UFC EM FORTALEZA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 397–416, 2012. DOI: 10.5216/ia.v37i2.13514. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13514. Acesso em: 27 sep. 2024.