ASPECTOS CLÍNICOS E PATOLÓGICOS DE UM SURTO DE FOTOSSENSIBILIZAÇÃO HEPATÓGENA EM OVINOS PELA INGESTÃO DE Brachiaria decumbens (Gramineae) NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.525Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
Fotossensibilização ocorre na maioria das áreas de criação de animais domésticos do mundo. Vários estudos questionam o envolvimento do fungo Pithomyces chartarum e sua relação com a gramínea Brachiaria decumbens na patogenia de lesões hepáticas. O presente trabalho tem como objetivo descrever os aspectos clínicos e patológicos observados num surto de fotossensibilização hepatógena ocorrido no município de Cuiabá, Mato Grosso, vindo a óbito ovinos mantidos exclusivamente em pasto de B. decumbens. Coletaram-se fragmentos de vários órgãos, tais como fígado, baço, rins e linfonodos para o processamento de secções histológicas que serviram de base para o estudo das lesões. Observaram-se proliferação de células epiteliais de ductos biliares, presença de bilestase, tumefação de hepatócitos, focos de lise de células e de células multinucleadas. Nos rins foram identificados túbulos contorcidos com sinais de lesões degenerativas. Os achados indicam que essas alterações hepáticas e renais podem ser relacionadas com a ingestão de Brachiaria decumbens.PALAVRAS-CHAVES: Brachiaria spp, lesões hepáticas, ovinos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
MENDONÇA, F. de S.; CAMARGO, L. M. de; FREITAS, S. H. de; DÓRIA, R. G. S.; BARATELLA-EVÊNCIO, L.; EVÊNCIO NETO, J. ASPECTOS CLÍNICOS E PATOLÓGICOS DE UM SURTO DE FOTOSSENSIBILIZAÇÃO HEPATÓGENA EM OVINOS PELA INGESTÃO DE Brachiaria decumbens (Gramineae) NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, MATO GROSSO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 1034–1041, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.525. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/525. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).