PRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DE CINCO FORRAGEIRAS DO GÊNERO Brachiaria SOB INTENSIDADES DE CORTES INTERMITENTES
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i1.4817Palavras-chave:
massa de forragem, altura de corte, densidade de forragem, produtividade, relação folha colmo e senescênciaResumo
Este experimento foi conduzido no período de julho de 2004 a setembro de 2005 na Depressão Cuiabana, MT. O objetivo foi avaliar a produção e a estrutura do dossel de cinco forrageiras do gênero Brachiaria submetidas às intensidades de corte de 10 e 20 cm. As forrageiras foram irrigadas e receberam três adubações de cobertura. Os cortes foram realizados com intervalos de 30 dias. As variáveis analisadas foram: acúmulo de forragem, altura da planta, densidade de forragem, porcentagem de lâmina foliar, porcentagem de colmo, relação folha–colmo e porcentagem de material senescente. O delineamento adotado foi em blocos ao acaso, no esquema de parcelas subdivididas no tempo. O maior acúmulo de forragem foi do capim-mulato (4,2 t/ha de MS), seguido pelos capins xaraés, decumbens e ruziziensis, com médias superiores a 3,5 t/ha de MS, enquanto a menor produção foi do capim-marandu. As intensidades de corte afetaram as características estruturais independentes das forrageiras, mas o corte a 20 cm propiciou maior porcentagem de folhas para o capim-xaraés (67%). A menor intensidade de corte proporcionou maior produção de forragem, com maior percentual de folhas e menor perda por senescência, ao longo do período experimental. As forrageiras avaliadas apresentam potencial para serem utilizadas nos sistemas de produção intensivos na Depressão Cuiabana, especialmente o capim-mulato e o capim-xaraés.PALAVRAS-CHAVES: Acúmulo de forragem, altura de corte, densidade de forragem, produtividade, relação folha–colmo, senescência.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-03-31
Como Citar
BAUER, M. de O.; PACHECO, L. P. A.; CHICHORRO, J. F.; VASCONCELOS, L. V.; PEREIRA, D. F. C. PRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DE CINCO FORRAGEIRAS DO GÊNERO Brachiaria SOB INTENSIDADES DE CORTES INTERMITENTES. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 17–25, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i1.4817. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4817. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).