PRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DE CINCO FORRAGEIRAS DO GÊNERO Brachiaria SOB INTENSIDADES DE CORTES INTERMITENTES

Autores

  • Maristela de Oliveira Bauer Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lorenzo Paulo Alves Pacheco UFMT
  • José Franklim Chichorro UFES
  • Lívia Vieira Vasconcelos UFBA
  • Danilo Franisco Campos Pereira UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v12i1.4817

Palavras-chave:

massa de forragem, altura de corte, densidade de forragem, produtividade, relação folha colmo e senescência

Resumo

Este experimento foi conduzido no período de julho de 2004 a setembro de 2005 na Depressão Cuiabana, MT. O objetivo foi avaliar a produção e a estrutura do dossel de cinco forrageiras do gênero Brachiaria submetidas às intensidades de corte de 10 e 20 cm. As forrageiras foram irrigadas e receberam três adubações de cobertura. Os cortes foram realizados com intervalos de 30 dias. As variáveis analisadas foram: acúmulo de forragem, altura da planta, densidade de forragem, porcentagem de lâmina foliar, porcentagem de colmo, relação folha–colmo e porcentagem de material senescente. O delineamento adotado foi em blocos ao acaso, no esquema de parcelas subdivididas no tempo.  O maior acúmulo de forragem foi do capim-mulato (4,2 t/ha de MS), seguido pelos capins xaraés, decumbens e ruziziensis, com médias superiores a 3,5 t/ha de MS, enquanto a menor produção foi do capim-marandu. As intensidades de corte afetaram as características estruturais independentes das forrageiras, mas o corte a 20 cm propiciou maior porcentagem de folhas para o capim-xaraés (67%). A menor intensidade de corte proporcionou maior produção de forragem, com maior percentual de folhas e menor perda por senescência, ao longo do período experimental. As forrageiras avaliadas apresentam potencial para serem utilizadas nos sistemas de produção intensivos na Depressão Cuiabana, especialmente o capim-mulato e o capim-xaraés.

PALAVRAS-CHAVES: Acúmulo de forragem, altura de corte, densidade de forragem, produtividade, relação folha–colmo, senescência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela de Oliveira Bauer, Universidade Federal do Espírito Santo

DZOO/CCA/UFES

Forragicultura e Pastagem

Lorenzo Paulo Alves Pacheco, UFMT

Estudante de Mestrado – Programa de Pós-Graduação/FAMEV/UFMT

José Franklim Chichorro, UFES

Professor doutor – DEF/CCA/UFES

Lívia Vieira Vasconcelos, UFBA

Estudante de Mestrado – UFBA

Danilo Franisco Campos Pereira, UFBA

Estudante de Mestrado – UFBA

Downloads

Publicado

2011-03-31

Como Citar

BAUER, M. de O.; PACHECO, L. P. A.; CHICHORRO, J. F.; VASCONCELOS, L. V.; PEREIRA, D. F. C. PRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DE CINCO FORRAGEIRAS DO GÊNERO Brachiaria SOB INTENSIDADES DE CORTES INTERMITENTES. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 17–25, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i1.4817. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4817. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal