LEUCOGRAMA E METABOLISMO OXIDATIVO DOS NEUTRÓFILOS DE CÃES COM LEISHMANIOSE VISCERAL ANTES E APÓS O TRATAMENTO COM ANTIMONIATO DE MEGLUMINA E ALOPURINOL

Autores

  • Paulo César Ciarlini UNESP
  • Taiana Carvalho Valadares UNESP
  • Fabiana Augusta Ikeda-Garcia UNESP
  • Mary Marcondes UNESP
  • Valéria Marçal Félix de Lima UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.2149

Palavras-chave:

Sanidade Animal

Resumo

Compararam-se o leucograma e o metabolismo oxidativo dos neutrófilos de dez cães com leishmaniose visceral (LV) antes e após o início do tratamento com antimoniato de meglumina (AM) e com a associação de antimoniato de meglumina e alopurinol (AMA). Os resultados obtidos comprovaram que os neutrófilos de cães com LV não perdem sua capacidade de reduzir o tetrazólio nitroazul (NBT) e, na maioria dos casos, o metabolismo oxidativo apresentou-se mais ativo que o normal. Cães com LV apresentaram uma diminuição do metabolismo oxidativo dos neutrófilos após o tratamento com AM e AMA. O conjunto dos resultados sugere que a diminuição da taxa de redução do NBT está relacionada com a diminuição da carga parasitária de leishmania  e a um possível efeito inibidor dessas drogas sobre o metabolismo oxidativo dos neutrófilos.

PALAVRAS-CHAVES: Função neutrofílica, glucantime, Leishmania sp., tetrazólio nitroazul (NBT).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Ciarlini, UNESP

Professo Assistente Doutor, Departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal. Responsável pelas disciplinas de Laboratório Clínico Veterinário e Metodologia Científica.

Taiana Carvalho Valadares, UNESP

Graduanda Medicina Veterinária, Bolsista Iniciação Científica da FAPESP.

Fabiana Augusta Ikeda-Garcia, UNESP

Professora Voluntária, Departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal. Disciplina de Clínica Médica de Pequenos Animais.

Mary Marcondes, UNESP

Professora Assitente Doutora, Departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal. Responsável pela Disciplinja de Clínica Médica de Pequenos Animais.

Valéria Marçal Félix de Lima, UNESP

Professora Assistente Doutora, Departamento de Clínica, Cirurgia e reprodução Animal, Responsável pela Disciplina de Imunologia Veterinária.

Publicado

2010-06-23

Como Citar

CIARLINI, P. C.; VALADARES, T. C.; IKEDA-GARCIA, F. A.; MARCONDES, M.; DE LIMA, V. M. F. LEUCOGRAMA E METABOLISMO OXIDATIVO DOS NEUTRÓFILOS DE CÃES COM LEISHMANIOSE VISCERAL ANTES E APÓS O TRATAMENTO COM ANTIMONIATO DE MEGLUMINA E ALOPURINOL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 369–375, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.2149. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2149. Acesso em: 26 maio. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária