EFEITOS DO RESVERATROL NA FUNÇÃO HEPÁTICA DE RATAS WISTAR OBESAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab17332990Palavras-chave:
Nutrição animalResumo
O resveratrol possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, lipolíticas e antifibróticas que podem ser úteis na suplementação de pacientes obesos e com problemas hepáticos. Este estudo avaliou os efeitos da suplementação de resveratrol durante seis semanas sobre o perfil lipídico e a função hepática de ratas Wistar alimentadas com uma dieta rica em gordura para induzir a obesidade. Sessenta e quatro ratas Wistar foram divididos em 4 grupos (n = 16): grupo controle (C); grupo controle obeso (CO); grupo resveratrol (R); e grupo resveratrol obeso (RO). Ao fim do experimento, os animais foram anestesiados para a coleta de sangue e subsequente eutanásia para coleta de biopsia hepática. Foram avaliados os parâmetros de peso corporal, peso do fígado, peso da gordura retroperitoneal, lipídeos séricos e perfil e análise histopatológica do fígado. A administração de resveratrol por seis semanas não induziu perda de peso nem reduziu o perfil lipídico; no entanto, diminuiu as enzimas hepáticas aspartato aminotransferase (AST) e fosfatase alcalina (FA) e reduziu a incidência de esteatose (75,0%) em comparação com o grupo RO grupo CO (81,2%). Assim, conclui-se que a suplementação de resveratrol para o curto período de seis semanas tiveram um efeito benéfico sobre a função do fígado através da redução esteatose hepática e das enzimas do fígado AST e ALP em ratas obesas.Palavras-chave: função hepática; obesidade; ratos; resveratrol.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-29
Como Citar
MIGUEL, N. A.; ANDRADE, S. F.; NAI, G.; LAPOSY, C. B.; NASCIMENTO, F. F.; DINALLO, H. R.; MELCHERT, A. EFEITOS DO RESVERATROL NA FUNÇÃO HEPÁTICA DE RATAS WISTAR OBESAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 402–410, 2016. DOI: 10.1590/cab17332990. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/32990. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).