Componentes não carcaça de novilhos de corte submetidos à castração cirúrgica ou imunológica
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab19147923Palavras-chave:
Produção de bovinos, Bem-estar animal, Gordura visceral, Órgãos vitais, Peso de corpo vazioResumo
Objetivou-se avaliar as características dos componentes do corpo vazio que não integram a carcaça de novilhos castrados cirurgicamente ou imunologicamente. Foram utilizados 48 bezerros Aberdeen Angus, monitorados a partir de idade média inicial de seis meses e peso médio inicial de 160 kg. Os animais foram distribuídos nos seguintes tratamentos: castrados cirurgicamente ao nascimento; castrados cirurgicamente à desmama; imunocastrados com três doses de vacina (6º, 9º e 14º meses de idade dos animais) e imunocastrados com quatro doses (6º, 7º, 10º e 15º meses de idade dos animais). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado. Durante o abate, todos os componentes internos e externos do corpo do animal foram separados e pesados individualmente. O total de órgãos internos expressos em percentual do peso de corpo vazio diferiu entre os dois protocolos de imunocastração, com superioridade quando aplicou-se quatro doses (3,61 vs. 3,39 kg). Novilhos castrados ao nascer depositaram mais gordura cardíaca, renal e pélvica, e gordura do trato gastrintestinal que imunocastrados com três doses, independentemente da forma como foi expressa. A castração cirúrgica ao nascimento promove maior deposição de gordura visceral, em novilhos abatidos em idade jovem, em relação à imunocastração com dosagem definitiva com nove meses de idade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-01-28
Como Citar
SOARES MACHADO, D.; CELESTINO ALVES FILHO, D.; LUIZ BRONDANI, I.; MÔNEGO ARGENTA, F.; BRAIDO PEREIRA, L.; ASCOLI DA SILVA, M. Componentes não carcaça de novilhos de corte submetidos à castração cirúrgica ou imunológica. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 19, p. 1–16, 2018. DOI: 10.1590/cab19147923. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-47923. Acesso em: 12 dez. 2024.
Edição
Seção
ZOOTECNIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).