Padrões comportamentais de bovinos confinados com grãos de milho, aveia branca ou arroz com casca
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-6891v20e-49508Resumo
O estudo avaliou o comportamento ingestivo de bovinos terminados em confinamento com dieta de alto grão. Foram utilizados 45 animais do cruzamento das raças Charolês e Nelore, com peso e idade média inicial de 310 kg e 20 meses para os novilhos e 350 kg e 32 meses para as novilhas. Os animais foram distribuídos ao acaso nos tratamentos e bloqueados conforme a categoria. Foram utilizados 15 animais (8 novilhos e 7 novilhas) por tratamento, compostos por: Arroz (85% de arroz); Aveia (85% aveia) e Milho (85% milho), cada ingrediente acrescido de 15% de núcleo proteico, além de calcário calcítico e ureia. Os animais que receberam dieta à base de milho permaneceram mais tempo em ócio, menos tempo se alimentando e obtiveram maior número de refeições diárias, quando comparada aos outros tratamentos. Em relação ao tempo de ruminação, observa-se que os animais que consumiram dieta à base de aveia ruminaram mais tempo do que os demais que receberam os outros alimentos. O nível de FDN na dieta de bovinos confinados com dieta sem volumoso exerce influência sobre os tempos despendidos pelos animais em ruminação e ócio. No entanto, as dietas não alteram o tempo de alimentação.
Palavras-chave: Alto grão. Comportamento animal. Grão inteiro. Ócio. Ruminação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ciência Animal Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).