QUALIDADE DE OVOS DE CODORNA EM DIFERENTES TEMPOS DE ARMAZENAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v15i4.24107Palavras-chave:
Inspeção de AlimentosResumo
O estudo foi conduzido para avaliar a qualidade de ovos de codorna de duas empresas (A e B) em dois tempos de armazenamento (5 e 15 dias após data de embalagem). Um total de 480 ovos foram mantidos em temperatura ambiente e distribuídos em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x2 (empresas e tempo de armazenamento). Os resultados indicam que as bandejas de ovos da companhia B apresentaram maior peso, como também no peso médio dos ovos. No entanto, os ovos em bandejas da empresa A apresentou maior uniformidade. Avaliando-se a qualidade externa, foi observada que acima de 90% dos ovos apresentaram cascas com total integridade, e não houve diferença para esta característica entre as empresas. Os ovos da empresa A apresentaram peso médio menor em comparação com os da empresa B, indenpendente do tempo de armazenamento. Não foram observadas diferenças entre os ovos de empresas A e B para valores de unidade Haugh. O tempo de armazenamento de 15 dias após a embalagem promoveu a redução nos valores de unidade Haugh em relação aos armazenados por 5 dias. Ovos de codorna da empresa A apresentaram menor variação de peso, embora os ovos da empresa B tenham apresentado maior peso. Os ovos de ambas as empresas apresentaram mais de 90% de ovos com integridade total da casca. A qualidade interna de ovos de codorna de ambas as empresas foram semelhantes, apesar do tempo de armazenamento ter afetado as características qualitativas dos mesmos.
PALAVRAS-CHAVE: Integridade da casca; padronização dos ovos; unidades Haugh.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).