EFEITO DO CONSUMO DE ENERGIA E ÓLEO VEGETAL SOBRE A QUALIDADE DE OVOS DE POEDEIRAS SEMIPESADAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i4.3659Palavras-chave:
Nutrição de aves, produção de ovos de codornaResumo
Objetivou-se buscar o melhor nível de energia metabolizável (EM) e de óleo vegetal em rações de poedeiras, visando melhorar a qualidade dos ovos. Utilizaram-se 288 aves da linhagem Hisex Brown, em produção, com trinta semanas de idade no início do experimento, divididas em nove tratamentos com quatro repetições cada, num esquema fatorial 3x3, sendo três níveis de EM (280, 300 e 320 kcal/ave/dia) e três consumos de óleo por ave/ dia (0,00; 0,75 e 1,50g). O consumo diário de ração foi restrito a 115, 110 e 105g para obtenção dos consumos desejados de EM e óleo. Balancearam-se as rações para fornecer diariamente às aves 18g de proteína bruta (PB), 4,2g de cálcio (Ca), 0,66g de fósforo total (Pt), 0,40g de metionina (Met), 0,73g de metionina+cistina (Met+Cis) e 0,83g de lisina (Lis). Não se constataram efeitos significativos de tratamento (P>0,05) para peso dos ovos (g) e gravidade específica. Houve efeito quadrático significativo do consumo de energia sobre a percentagem de casca (%), com redução da percentagem entre 280 e 300kcal de EM/ave/dia e aumento da mesma entre 300 e 320kcal de EM/ave/dia, redução significativa da percentagem de albúmen (%) e aumento da percentagem de gema com o aumento no consumo de óleo. Houve interação significativa entre consumo de energia e de óleo sobre a Unidade Haugh, que piorou com o aumento da energia e do óleo consumidos diariamente (P<0,05).PALAVRAS-CHAVES: Energia, óleo vegetal, poedeiras semipesadas, qualidade de ovos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-04-03
Como Citar
SILVA, A. B. P. da; BURINI, R. C.; SILVA, E. M. P. da; GARCIA, E. A.; PIZZOLANTE, C. C.; SALDANHA, Érika S. P. B.; DEODATO, A. de P.; MOLINO, A. de B. EFEITO DO CONSUMO DE ENERGIA E ÓLEO VEGETAL SOBRE A QUALIDADE DE OVOS DE POEDEIRAS SEMIPESADAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 8, n. 4, p. 647–656, 2008. DOI: 10.5216/cab.v8i4.3659. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3659. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).