RESÍDUOS DE ANTIMICROBIANOS EM LEITE BOVINO CRU NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18023050Palavras-chave:
leite, qualidade, antibióticos, saúde pública.Resumo
O descumprimento do período de carência dos medicamentos aplicados em vacas leiteiras leva à presença de substâncias químicas em limites inadequados no leite. Com o intuito de avaliar a presença de resíduos de antimicrobianos no leite bovino cru produzido no Rio Grande do Norte (RN), foram coletadas 112 amostras de leite cru oriundas de seis municípios do Estado do RN. A pesquisa de resíduos foi realizada com o uso do kit ECLIPSE 50®. Foi observado que seis (6,72%) amostras apresentaram resultado positivo para detecção de resíduos. Desta forma, o leite comercializado no Estado pode gerar riscos à saúde da população consumidora.
Palavras-chave: qualidade; antibióticos; saúde pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).