RENDIMENTO E VALOR NUTRITIVO DA FORRAGEM OUTONAL DE AMENDOIM-FORRAGEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i3.1676Palavras-chave:
Forragem, valor nutritivoResumo
Num Argissolo vermelho amarelo eutrófico típi-co, do Centro Agropecuário da Palma, da UFPEL, Capão do Leão, RS, foram avaliados os efeitos de cortes esti-vais e da adubação fosfatada e potássica sobre o rendi-mento e valor nutritivo da matéria seca (MS) outonal de amendoim-forrageiro (Arachis pintoi Krap. & Greg.) cv. Alqueire-1 (BRA 037036). Compararam-se os seguintes regimes de cortes: zero, um, dois, três, quatro e cinco cor-tes, a 5 cm de altura do solo e três níveis (0 %, 50 % e 100 %) de adubação com fósforo e potássio conforme re-comendação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo para leguminosas forrageiras perenes de estação quente. Em blocos completos ao acaso, com parcelas divididas e três repetições, as adubações foram alocadas às parcelas e cortes, às subparcelas. As variáveis rendimento de MS do corte outonal, qualidade (PB, FDN e FDA) da MS do corte outonal, taxa de acúmulo de MS do corte outonal e rendimento total de MS foram submetidas à análise de variância e regressão polinomial. Quando o objetivo for a utilização da forragem somente no outono, 70% da reco-mendação oficial de adubação com fósforo e potássio é su-ficiente para obtenção do máximo rendimento forrageiro. Porém, quando o objetivo for a utilização por cortes du-rante a estação de crescimento (primavera–verão) e tam-bém no outono, é necessária a aplicação integral (100%) da dose recomendada. O aumento no número de cortes durante a primavera–verão diminui proporcionalmente o rendimento de forragem no outono. O aumento no número de cortes durante a primavera–verão promove melhoria no valor nutritivo da forragem colhida no outono, embora di-ferimentos de primavera também proporcionem forragem outonal de alta qualidade.
PALAVRAS-CHAVES: Adubação, cortes, forrageira tropical, leguminosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).