Campylobacter jejuni e Campylobacter coli EM CARCAÇAS DE FRANGO RESFRIADAS E CONGELADAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18042481Palavras-chave:
Tecnologia de alimentosResumo
Espécies de Campylobacter spp. termotolerantes são agentes de surtos de campilobacteriose em humanos e os produtos de origem avícola são considerados uma importante fonte de infecção. Foram identificados Campylobacter jejuni e Campylobacter coli em carcaças de frango resfriadas e congeladas coletadas em três abatedouros entre 2014 e 2015. A detecção de Campylobacter spp. foi realizada por microbiologia convencional e a identificação de C. jejuni e C. coli por multiplex-PCR. Dentre as amostras avaliadas verificou-se Campylobacter spp. termotolerante em 63,8%, sendo 72,2% em carcaças resfriadas e 55,5% em carcaças congeladas. Destas, 83,3% foram positivas para C. jejuni e 66,6% para C. coli, enquanto 50% foram positivas para ambas as espécies. A presença de Campylobacter spp. termotolerante em carcaças de frangos de corte prontas para consumo representa uma importante fonte de transmissão destes patógenos para humanos.Palavras-chave: abatedouros avícolas; campilobacteriose; termotolerantes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-09-27
Como Citar
CISCO, I. C.; TEDESCO, D.; PERDONCINI, G.; DOS SANTOS, S. P.; RODRIGUES, L. B.; SANTOS, L. R. dos. Campylobacter jejuni e Campylobacter coli EM CARCAÇAS DE FRANGO RESFRIADAS E CONGELADAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18042481. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-42481. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).