Desempenho produtivo, características de carcaça e qualidade da carne de suínos em crescimento alimentados com dietas incluindo glicerina bruta derivada de óleo de palma
DOI:
https://doi.org/10.1590/1089-6891v18e-40769Palavras-chave:
Nutrição AnimalResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da inclusão de níveis de glicerina bruta do óleo de palma na dieta de suínos em crescimento. As dietas foram formuladas para serem isoenergéticas e isoproteicas, o teor de ácido linoléico permaneceu constante na dieta. No total, 36 suinos (com média BW de 23,05 ± 2,86 kg) foram distribuídos aleatoriamente em três tratamentos: 1) 0% de glicerina bruta; 2) 5% de glicerina bruta; 3) 10% de glicerina bruta. Os leitões foram alojados em 12 baias com quatro repetições (baias) por tratamento, três suínos/repetição. Os dados foram analisados como um delineamento em blocos casualizados utilizando-se o procedimento GLIMMIX do SAS, com um efeito aleatório de bloco por período. Notou-se que a inclusão de glicerina bruta do óleo de palma não afetou (P> 0,05) o desempenho produtivo, as características da carcaça e qualidade da carne. Concluiu-se que a inclusão de glicerina bruta do óleo de palma até 10% não afetou o desempenho dos suínos e a qualidade da carne.Palavras-chave: biodiesel; óleo de palma; subprodutos; suínos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-03-03
Como Citar
ORDOÑEZ-GOMEZ, C.; AFANADOR-TELLEZ, G.; CASTAÑEDA, S.; FLOREZ, H.; ARIZA-NIETO, C. Desempenho produtivo, características de carcaça e qualidade da carne de suínos em crescimento alimentados com dietas incluindo glicerina bruta derivada de óleo de palma. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/1089-6891v18e-40769. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-40769. Acesso em: 25 jan. 2025.
Edição
Seção
ZOOTECNIA
Licença
Copyright (c) 2017 Ciência Animal Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).