DESEMPENHO PRODUTIVO, CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E QUALIDADE DA CARNE DE SUÍNOS EM CRESCIMENTO ALIMENTADOS COM DIETAS INCLUINDO GLICERINA BRUTA DERIVADA DE ÓLEO DE PALMA
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18040769Palavras-chave:
Nutrição AnimalResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da inclusão de níveis de glicerina bruta do óleo de palma na dieta de suínos em crescimento. As dietas foram formuladas para serem isoenergéticas e isoproteicas, o teor de ácido linoléico permaneceu constante na dieta. No total, 36 suinos (com média BW de 23,05 ± 2,86 kg) foram distribuídos aleatoriamente em três tratamentos: 1) 0% de glicerina bruta; 2) 5% de glicerina bruta; 3) 10% de glicerina bruta. Os leitões foram alojados em 12 baias com quatro repetições (baias) por tratamento, três suínos/repetição. Os dados foram analisados como um delineamento em blocos casualizados utilizando-se o procedimento GLIMMIX do SAS, com um efeito aleatório de bloco por período. Notou-se que a inclusão de glicerina bruta do óleo de palma não afetou (P> 0,05) o desempenho produtivo, as características da carcaça e qualidade da carne. Concluiu-se que a inclusão de glicerina bruta do óleo de palma até 10% não afetou o desempenho dos suínos e a qualidade da carne.Palavras-chave: biodiesel; óleo de palma; subprodutos; suínos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-03-03
Como Citar
ORDOÑEZ-GOMEZ, C.; AFANADOR-TELLEZ, G.; CASTAÑEDA, S.; FLOREZ, H.; ARIZA-NIETO, C. DESEMPENHO PRODUTIVO, CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E QUALIDADE DA CARNE DE SUÍNOS EM CRESCIMENTO ALIMENTADOS COM DIETAS INCLUINDO GLICERINA BRUTA DERIVADA DE ÓLEO DE PALMA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18040769. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-40769. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
ZOOTECNIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).