Desempenho de novilhos nelore castrados e não-castrados sob pastejo em Brachiaria humidicola (Rendle) Schweick (Poaceae) exclusiva e em consórcio com amendoim forrageiro
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de bovinos de corte castrados e não castrados em pasto exclusivo de Brachiaria humidicola e consorciado Arachis pintoi cv. BRS Mandobi. O experimento foi conduzido em propriedade particular de produtor parceiro da Embrapa Acre, de fevereiro a junho de 2016. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 2x2, sendo duas classes sexuais (castrados e não-castrados) e dois tipos de pasto (exclusivo e consorciado). A relação folha/caule foi superior (P<0,05) no pasto exclusivo. Não houve diferença significativa para as taxas de lotação. O consumo de matéria seca foi superior (P<0,05) no pasto consorciado em relação ao exclusivo, com médias de 8,96 e 6,66 kg/dia, respectivamente. Os animais manejados nos pastos consorciados tiveram desempenho superior (P<0,05) aos castrados do pasto exclusivo. Novilhos Nelore castrados aos 20 meses de idade, manejados em pastos consorciados, apresentam desempenho produtivo similar (P>0,05) a animais não castrados.
Palavras-chave: Amazônia Ocidental, Arachis pintoi, Braquiária humidícola, Ganho de peso, Produtividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).