Desempenho de novilhos nelore castrados e não-castrados sob pastejo em Brachiaria humidicola (Rendle) Schweick (Poaceae) exclusiva e em consórcio com amendoim forrageiro

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de bovinos de corte castrados e não castrados em pasto exclusivo de Brachiaria humidicola e consorciado Arachis pintoi cv. BRS Mandobi. O experimento foi conduzido em propriedade particular de produtor parceiro da Embrapa Acre, de fevereiro a junho de 2016. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 2x2, sendo duas classes sexuais (castrados e não-castrados) e dois tipos de pasto (exclusivo e consorciado). A relação folha/caule foi superior (P<0,05) no pasto exclusivo. Não houve diferença significativa para as taxas de lotação. O consumo de matéria seca foi superior (P<0,05) no pasto consorciado em relação ao exclusivo, com médias de 8,96 e 6,66 kg/dia, respectivamente. Os animais manejados nos pastos consorciados tiveram desempenho superior (P<0,05) aos castrados do pasto exclusivo. Novilhos Nelore castrados aos 20 meses de idade, manejados em pastos consorciados, apresentam desempenho produtivo similar (P>0,05) a animais não castrados.
Palavras-chave: Amazônia Ocidental, Arachis pintoi, Braquiária humidícola, Ganho de peso, Produtividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Luan Machado, Universidade Federal do Acre

Engenheiro Agrônomo, MSc. em Ciência Animal pela Universidade Federal do Acre

Maykel Franklin Lima Sales, Pesquisador da Embrapa Acre

Doutor em Nutrição de Ruminantes pela Universidade Federal de Viçosa

Publicado

2020-03-13

Como Citar

MACHADO, M. L.; SALES, M. F. L. Desempenho de novilhos nelore castrados e não-castrados sob pastejo em Brachiaria humidicola (Rendle) Schweick (Poaceae) exclusiva e em consórcio com amendoim forrageiro. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 21, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/51379. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA