AVALIAÇÃO DO COMPONENTE GENÉTICO NA EXPRESSÃO FENOTÍPICA DE CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS DE BOVINOS NELORE SUBMETIDOS À PROVA DE DESEMPENHO
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab18030528Palavras-chave:
Bovinos de corte, produtividade, seleção, valor genéticoResumo
Objetivou-se avaliar o efeito do componente genético na expressão fenotípica de características produtivas de bovinos da raça Nelore submetidos à prova de desempenho individual. Os dados utilizados foram provenientes de 51 touros jovens participantes da Prova de Desempenho Individual de Touros Nelore realizada na fazenda experimental Capim Branco da Universidade Federal de Uberlândia. As características avaliadas foram peso e perímetro escrotal padronizado aos 365 e aos 450 dias de idade, área de olho de lombo e acabamento de carcaça. Com o intuito de avaliar a contribuição do componente genético no desempenho produtivo dos animais foram consideradas as predições das diferenças esperadas na progênie dos animais e dos touros (pais dos animais). Para verificar os efeitos dos grupos genéticos sobre o desempenho produtivo foram realizadas análises de variância por meio do procedimento General Linear Model do aplicativo Statistical Analysis System. Verificou-se que os filhos de touros com maior potencial genético tendem a apresentar melhor desempenho produtivo. Concluiu-se que o uso de animais geneticamente superiores permite a obtenção de melhores índices zootécnicos refletindo em maiores ganhos em produtividade do rebanho.
Palavras-chave: Bovinos de corte; produtividade; seleção; valor genético.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).