COMPONENTES DE (CO)VARIÂNCIA PARA IDADE AO PRIMEIRO E AO SEGUNDO PARTOS DE FÊMEAS DA RAÇA NELORE CRIADAS NO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v16i4.28131Palavras-chave:
Reprodução AnimalResumo
Este estudo teve como objetivo estimar os coeficientes de herdabilidade e predizer o valor genético dosreprodutores para idade ao primeiro (IPP) e ao segundo parto (ISP), além do coeficiente de correlaçãogenética entre estas duas características, para fêmeas da raça Nelore, criadas no sul do Brasil. Oscomponentes de (co)variâncias, bem como os valores genéticos, foram obtidos por meio de InferênciaBayesiana, em análise bi-característica, adotando um modelo animal. As médias de idade foram 49,30e 69,85 meses e os coeficientes de herdabilidade foram 0,25 e 0,26, respectivamente, para IPP e ISP.A estimativa de correlação genética entre IPP e ISP foi 0,88. A correlação da classificação dos touros,de acordo com seu valor genético, foi 0,93. As herdabilidades estimadas para IPP e ISP sugerem apossibilidade de obtenção de ganho genético pela seleção e a correlação entre estas característicaspróximas de um indica que são controladas por praticamente o mesmo grupo de genes e que a seleçãopara uma delas promoverá ganho correlacionado para a outra.
Palavras-chave: bovinos de corte; fertilidade; inferência Bayesiana; parâmetros genéticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).