A TOXINA URÊMICA ÁCIDO GUANIDINICOACÉTICO INIBE O METABOLISMO OXIDATIVO DOS NEUTRÓFILOS DE CÃES
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v16i4.28177Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
Dentre as toxinas urêmicas que comprovadamente afetam a função neutrofílica na doença renalcrônica (DRC) em humanos, destacam-se os compostos guanidínicos. A fim de melhor entenderos mecanismos que afetam a imunidade de pacientes urêmicos, no presente estudo foi investigadain vitro a hipótese de que o composto guanidínico ácido guanidinicoacético (AGA) contribui parainibição do metabolismo oxidativo, aumentando a apoptose dos neutrófilos de cães saudáveis. Paratal, neutrófilos isolados de dez cães saudáveis foram incubados em meio de cultura RPMI 1640puro (controle) e enriquecido com 5 mg/L de AGA. Utilizando-se citometria de fluxo capilar paraa avaliação do metabolismo oxidativo, quantificou-se a produção de superóxido dos neutrófilosempregando-se a sonda hidroetidina, com e sem a presença do estímulo com acetato miristato deforbol (PMA). O índice apoptótico foi quantificado utilizando-se o sistema Anexina V-PE, com e semo efeito indutor da camptotecina. Os neutrófilos isolados e incubados em meio enriquecido com AGA,quando ativados com PMA, produziram uma menor quantidade de superóxido (p<0,001), porém talinibição do metabolismo oxidativo ocorreu sem alterar significativamente a viabilidade e a taxa deapoptose. Assim, os resultados evidenciam que os compostos guanidínicos podem contribuir paraimunossupressão de cães com DRC.
Palavras-chave: explosão respiratória; insuficiência renal; superóxido; uremia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).