Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 20 No. 2 (2009)
Vol. 20 No. 2 (2009)
Published:
2010-05-11
Apresentação
Mônica Martins da Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9979
Editorial
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9868
Artigos
A História Geral de Delgado de Carvalho: uma coleção entre críticas e discordâncias (1950-1960)
Patrícia Coelho
160
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9845
Memória coletiva e saber histórico escolar: o ensino de História de Santa Catarina nas propostas curriculares após o final da ditadura militar (década de 1990)
Luciana Rossato
175
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9848
Escrevendo um livro didático de História: um entrelaçamento entre questões teóricas e práticas
Neide Almeida Fiori
196
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9849
O que as lições de história ensinam sobre a África? Reflexões acerca das representações da história da África e dos africanos nos manuais escolares brasileiros e portugueses
Anderson Ribeiro Oliva
214
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9864
Livros didáticos brasileiros e as abordagens da História colonial: problemas e possibilidades na reflexão sobre a cidadania
Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira, Marcello José Gomes Loureiro
232
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9865
História e documentários: Reflexões para o uso em sala de aula
Eric de Sales
247
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9866
Projeto de ensino de História do Cepae: itinerários para a prática pedagógica
Andréa Ferreira Delgado, Mônica Martins da Silva, Segismunda Sampaio da Silva Neta
271
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9867
Outros Artigos
Memorias y sentidos comunes en la escuela: reflexiones sobre la enseñanza de la historia reciente Argentina
Diego M. Higuera Rubio
284
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9870
Aprendizagem colaborativa: análise de uma atividade de inglês em grupo
Magali Saddi Duarte
305
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9871
Monômio, binômio, trinômio, polinômio – definições e significados
Silmara Epifânia de Castro Carvalho, Zaíra da Cunha Melo Varizo
324
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9873
Resenhas
SILVA, M.; FONSECA, S. G. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas, SP: Papirus, 2007. 144 p. (Coleção Magistério Formação e Trabalho Pedagógico)
Giovanna Aparecida Schittini dos Santos
330
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9874
Resumos de trabalhos acadêmicos
Patrimônios: espaço e lugar - estudo das vilas de Cibele e Caiçara e seus conteúdos*
Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da Silva
332
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9875
Ensino Fundamental de nove anos em Goiânia: o lugar da criança de seis anos, concepções e fundamentos sobre sua educação
Sônia Santana Costa
335
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9876
Diretrizes curriculares do município de goiânia no contexto de uma Política Curricular Nacional*
Neisi Maria da Guia Silva
337
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9877
O blog nas aulas de matemática: um instrumento capaz de contribuir para que o aluno elabore e reelabore suas compreensões sobre seu conhecimento matemático?
Marcello Lucas
339
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9878
Obstáculos à verdadeira inclusão: a realidade no município de Goiânia
Larissa Regiane de Oliveira Rios Coelho
342
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9879
Dificuldade de aprendizagem na alfabetização: estudo de caso
Lucimar Aparecida Fonseca
344
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9880
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Developed By
Open Journal Systems