Escrevendo um livro didático de História: um entrelaçamento entre questões teóricas e práticas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9849Resumo
Esta comunicação refere-se ao livro Santa Catarina de todas as gentes: história e cultura, destinado ao 4o ou 5o ano do Ensino Fundamental e que integra o Programa Nacional do Livro Didático/2010. O objetivo é analisar desafios e dilemas enfrentados. Alguns deles são de natureza operacional, como a organização da equipe, obtenção de apoio financeiro mediante a concessão de “horas de pesquisa”, etc. Outros são de natureza teórica e levaram à tomada de duas decisões fundamentais: 1) a reflexão teórica deveria estar presente, mas situada como pano de fundo em relação ao texto elaborado; 2) os conceitos teóricos, todavia, deveriam ser explicitados sempre que se julgasse necessário. Ocorreram também decisões de ordem política, como privilegiar grupos sociais que historicamente estiveram oprimidos ou limitados em sua ação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-05-11
Como Citar
FIORI, N. A. Escrevendo um livro didático de História: um entrelaçamento entre questões teóricas e práticas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 196, 2010. DOI: 10.5216/rp.v20i2.9849. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/176. Acesso em: 10 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).