Escrevendo um livro didático de História: um entrelaçamento entre questões teóricas e práticas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9849Resumo
Esta comunicação refere-se ao livro Santa Catarina de todas as gentes: história e cultura, destinado ao 4o ou 5o ano do Ensino Fundamental e que integra o Programa Nacional do Livro Didático/2010. O objetivo é analisar desafios e dilemas enfrentados. Alguns deles são de natureza operacional, como a organização da equipe, obtenção de apoio financeiro mediante a concessão de “horas de pesquisa”, etc. Outros são de natureza teórica e levaram à tomada de duas decisões fundamentais: 1) a reflexão teórica deveria estar presente, mas situada como pano de fundo em relação ao texto elaborado; 2) os conceitos teóricos, todavia, deveriam ser explicitados sempre que se julgasse necessário. Ocorreram também decisões de ordem política, como privilegiar grupos sociais que historicamente estiveram oprimidos ou limitados em sua ação.Downloads
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Publicado
2010-05-11
Como Citar
FIORI, N. A. Escrevendo um livro didático de História: um entrelaçamento entre questões teóricas e práticas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 196, 2010. DOI: 10.5216/rp.v20i2.9849. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/176. Acesso em: 7 out. 2024.
Edição
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Artigos
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