Escrevendo um livro didático de História: um entrelaçamento entre questões teóricas e práticas

Autores

  • Neide Almeida Fiori

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9849

Resumo

Esta comunicação refere-se ao livro Santa Catarina de todas as gentes: história e cultura, destinado ao 4o ou 5o ano do Ensino Fundamental e que integra o Programa Nacional do Livro Didático/2010. O objetivo é analisar desafios e dilemas enfrentados. Alguns deles são de natureza operacional, como a organização da equipe, obtenção de apoio financeiro mediante a concessão de “horas de pesquisa”, etc. Outros são de natureza teórica e levaram à tomada de duas decisões fundamentais: 1) a reflexão teórica deveria estar presente, mas situada como pano de fundo em relação ao texto elaborado; 2) os conceitos teóricos, todavia, deveriam ser explicitados sempre que se julgasse necessário. Ocorreram também decisões de ordem política, como privilegiar grupos sociais que historicamente estiveram oprimidos ou limitados em sua ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neide Almeida Fiori

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

Downloads

Publicado

2010-05-11

Como Citar

FIORI, N. A. Escrevendo um livro didático de História: um entrelaçamento entre questões teóricas e práticas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 196, 2010. DOI: 10.5216/rp.v20i2.9849. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/176. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos