Escrevendo um livro didático de História: um entrelaçamento entre questões teóricas e práticas

Authors

  • Neide Almeida Fiori

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9849

Abstract

Esta comunicação refere-se ao livro Santa Catarina de todas as gentes: história e cultura, destinado ao 4o ou 5o ano do Ensino Fundamental e que integra o Programa Nacional do Livro Didático/2010. O objetivo é analisar desafios e dilemas enfrentados. Alguns deles são de natureza operacional, como a organização da equipe, obtenção de apoio financeiro mediante a concessão de “horas de pesquisa”, etc. Outros são de natureza teórica e levaram à tomada de duas decisões fundamentais: 1) a reflexão teórica deveria estar presente, mas situada como pano de fundo em relação ao texto elaborado; 2) os conceitos teóricos, todavia, deveriam ser explicitados sempre que se julgasse necessário. Ocorreram também decisões de ordem política, como privilegiar grupos sociais que historicamente estiveram oprimidos ou limitados em sua ação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Neide Almeida Fiori

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

Published

2010-05-11

How to Cite

FIORI, N. A. Escrevendo um livro didático de História: um entrelaçamento entre questões teóricas e práticas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 196, 2010. DOI: 10.5216/rp.v20i2.9849. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/176. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos