Escrevendo um livro didático de História: um entrelaçamento entre questões teóricas e práticas

Autores/as

  • Neide Almeida Fiori

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9849

Resumen

Esta comunicação refere-se ao livro Santa Catarina de todas as gentes: história e cultura, destinado ao 4o ou 5o ano do Ensino Fundamental e que integra o Programa Nacional do Livro Didático/2010. O objetivo é analisar desafios e dilemas enfrentados. Alguns deles são de natureza operacional, como a organização da equipe, obtenção de apoio financeiro mediante a concessão de “horas de pesquisa”, etc. Outros são de natureza teórica e levaram à tomada de duas decisões fundamentais: 1) a reflexão teórica deveria estar presente, mas situada como pano de fundo em relação ao texto elaborado; 2) os conceitos teóricos, todavia, deveriam ser explicitados sempre que se julgasse necessário. Ocorreram também decisões de ordem política, como privilegiar grupos sociais que historicamente estiveram oprimidos ou limitados em sua ação.

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Biografía del autor/a

Neide Almeida Fiori

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

Publicado

2010-05-11

Cómo citar

FIORI, N. A. Escrevendo um livro didático de História: um entrelaçamento entre questões teóricas e práticas. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 196, 2010. DOI: 10.5216/rp.v20i2.9849. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/176. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos