Livros didáticos brasileiros e as abordagens da História colonial: problemas e possibilidades na reflexão sobre a cidadania

Autores

  • Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira
  • Marcello José Gomes Loureiro Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9865

Resumo

Após estabelecer reflexões acerca do ensino de História, pretendemos neste artigo, primeiro, apresentar criticamente a noção de cidadania constante nos principais livros didáticos do Ensino Fundamental, decorrente da utilização da Teoria da Dependência na interpretação da economia colonial. Em segundo lugar, demonstrar como a compreensão de João Fragoso e de Manolo Florentino acerca da sociedade colonial pode permitir a construção de uma noção de cidadania mais refinada.

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Biografia do Autor

Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

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Publicado

2010-05-11

Como Citar

MOREIRA, L. G. S.; LOUREIRO, M. J. G. Livros didáticos brasileiros e as abordagens da História colonial: problemas e possibilidades na reflexão sobre a cidadania. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 232, 2010. DOI: 10.5216/rp.v20i2.9865. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/215. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos