Livros didáticos brasileiros e as abordagens da História colonial: problemas e possibilidades na reflexão sobre a cidadania
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9865Resumo
Após estabelecer reflexões acerca do ensino de História, pretendemos neste artigo, primeiro, apresentar criticamente a noção de cidadania constante nos principais livros didáticos do Ensino Fundamental, decorrente da utilização da Teoria da Dependência na interpretação da economia colonial. Em segundo lugar, demonstrar como a compreensão de João Fragoso e de Manolo Florentino acerca da sociedade colonial pode permitir a construção de uma noção de cidadania mais refinada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-05-11
Como Citar
MOREIRA, L. G. S.; LOUREIRO, M. J. G. Livros didáticos brasileiros e as abordagens da História colonial: problemas e possibilidades na reflexão sobre a cidadania. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 232, 2010. DOI: 10.5216/rp.v20i2.9865. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/215. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).