A História Geral de Delgado de Carvalho: uma coleção entre críticas e discordâncias (1950-1960)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9845Resumo
Este texto analisa os debates ocorridos na década de 1950, em torno da coleção HistóriaGeral. Elaborada por Carlos Delgado de Carvalho, professor catedrático de História Moderna e Contemporânea da Universidade do Brasil, a obra, composta por quatro volumes, destinava-se ao aperfeiçoamento de professores secundários. Publicada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), a coleção foi considerada retrógrada por historiadores da Universidade de São Paulo, por não seguir os preceitos da Escola dos Annales. O estudo de tais conflitos do campo científico nos revela tanto questões didáticas quanto aspectos da orientação metodológica dada aos mestres, possibilitando, assim, novas visões dessa disciplina escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-05-11
Como Citar
COELHO, P. A História Geral de Delgado de Carvalho: uma coleção entre críticas e discordâncias (1950-1960). Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 160, 2010. DOI: 10.5216/rp.v20i2.9845. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/143. Acesso em: 18 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).