Monômio, binômio, trinômio, polinômio – definições e significados

Autores

  • Silmara Epifânia de Castro Carvalho
  • Zaíra da Cunha Melo Varizo IME/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9873

Resumo

Abordaremos os seguintes temas: a importância do estudo das definições para a aprendizagem da álgebra, a importância do suporte da filosofia para o estudo da definição de conceitos, o valor do estabelecimento de uma taxionomia para a otimização da aprendizagem de expressões algébricas, bem como para dar sentido ao seu estudo. Nossa hipótese é a de que um dos obstáculos para a aprendizagem de expressões algébricas é a estrutura lógica das definições apresentadas nos livros didáticos de matemática. Propomo-nos, então, fazer uma análise das definições dos conceitos de monômio, binômio, trinômio e polinômio que constam em quatro livros didáticos de matemática da 7ª série do Ensino Fundamental, publicados em 1955, 1991, 1995 e 1999, à luz dos princípios filosóficos e da lógica. Nossa análise, fundamentada em Duarte (1967) e Teles (2002), considera a articulação entre os termos e sua definição, tendo em vista a estrutura lógica das definições dos conceitos em foco. Para finalizar, fazemos algumas inferências no que diz respeito aos obstáculos de aprendizagem que representa a falta da aplicação de princípios lógicos na definição dos conceitos, objeto de nosso estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara Epifânia de Castro Carvalho

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

Downloads

Publicado

2010-05-11

Como Citar

CARVALHO, S. E. de C.; VARIZO, Z. da C. M. Monômio, binômio, trinômio, polinômio – definições e significados. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 324, 2010. DOI: 10.5216/rp.v20i2.9873. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/307. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Outros Artigos