Monômio, binômio, trinômio, polinômio – definições e significados

Autores/as

  • Silmara Epifânia de Castro Carvalho
  • Zaíra da Cunha Melo Varizo IME/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9873

Resumen

Abordaremos os seguintes temas: a importância do estudo das definições para a aprendizagem da álgebra, a importância do suporte da filosofia para o estudo da definição de conceitos, o valor do estabelecimento de uma taxionomia para a otimização da aprendizagem de expressões algébricas, bem como para dar sentido ao seu estudo. Nossa hipótese é a de que um dos obstáculos para a aprendizagem de expressões algébricas é a estrutura lógica das definições apresentadas nos livros didáticos de matemática. Propomo-nos, então, fazer uma análise das definições dos conceitos de monômio, binômio, trinômio e polinômio que constam em quatro livros didáticos de matemática da 7ª série do Ensino Fundamental, publicados em 1955, 1991, 1995 e 1999, à luz dos princípios filosóficos e da lógica. Nossa análise, fundamentada em Duarte (1967) e Teles (2002), considera a articulação entre os termos e sua definição, tendo em vista a estrutura lógica das definições dos conceitos em foco. Para finalizar, fazemos algumas inferências no que diz respeito aos obstáculos de aprendizagem que representa a falta da aplicação de princípios lógicos na definição dos conceitos, objeto de nosso estudo.

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Biografía del autor/a

Silmara Epifânia de Castro Carvalho

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

Publicado

2010-05-11

Cómo citar

CARVALHO, S. E. de C.; VARIZO, Z. da C. M. Monômio, binômio, trinômio, polinômio – definições e significados. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 324, 2010. DOI: 10.5216/rp.v20i2.9873. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/307. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

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