Projeto de ensino de História do Cepae: itinerários para a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9867Resumo
Este texto trata da proposta teórico-metodológica de ensino de História do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da Universidade Federal de Goiás, criada entre os anos de 2003 e 2004 e ainda em vigor, e fundamenta-se em reflexões teóricas acerca da história e em discussões a respeito do processo de ensino-aprendizagem, mais precisamente da construção do saber histórico no espaço escolar. Aborda-se a trajetória de reflexões e discussões que culminaram com a criação de eixos comuns que possibilitaram a unificação do trabalho pedagógico das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio, bem como da proposta de ensino de História que orienta o trabalho pedagógico, a partir da qual são construídos os planos de ensino para cada uma das séries. Pretende-se explicitar os procedimentos e objetivos que configuram determinada concepção de ensino-aprendizagem dessa disciplina escolar, incorporando as modificações que resultam das discussões sistemáticas realizadas ao longo desses anos pelos professores da Subárea de História do Cepae.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-05-11
Como Citar
DELGADO, A. F.; SILVA, M. M. da; NETA, S. S. da S. Projeto de ensino de História do Cepae: itinerários para a prática pedagógica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 271, 2010. DOI: 10.5216/rp.v20i2.9867. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/249. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).