Projeto de ensino de História do Cepae: itinerários para a prática pedagógica

Autores

  • Andréa Ferreira Delgado
  • Mônica Martins da Silva Cepae/UFG
  • Segismunda Sampaio da Silva Neta Cepae/UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v20i2.9867

Resumo

Este texto trata da proposta teórico-metodológica de ensino de História do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da Universidade Federal de Goiás, criada entre os anos de 2003 e 2004 e ainda em vigor, e fundamenta-se em reflexões teóricas acerca da história e em discussões a respeito do processo de ensino-aprendizagem, mais precisamente da construção do saber histórico no espaço escolar. Aborda-se a trajetória de reflexões e discussões que culminaram com a criação de eixos comuns que possibilitaram a unificação do trabalho pedagógico das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio, bem como da proposta de ensino de História que orienta o trabalho pedagógico, a partir da qual são construídos os planos de ensino para cada uma das séries. Pretende-se explicitar os procedimentos e objetivos que configuram determinada concepção de ensino-aprendizagem dessa disciplina escolar, incorporando as modificações que resultam das discussões sistemáticas realizadas ao longo desses anos pelos professores da Subárea de História do Cepae.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Ferreira Delgado

Técnica em Assuntos Educacionais do Setor de Apoio à Ação Pedagógica do Cepae/UFG

Downloads

Publicado

2010-05-11

Como Citar

DELGADO, A. F.; SILVA, M. M. da; NETA, S. S. da S. Projeto de ensino de História do Cepae: itinerários para a prática pedagógica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 271, 2010. DOI: 10.5216/rp.v20i2.9867. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/249. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos