Perfil dos Registros de Marcas de Prestadores de Serviços de Auditoria no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/rci.v4.81554Palavras-chave:
negócios, marcas, serviços de auditoria, propriedade intelectualResumo
Este estudo tem como objetivo analisar o perfil dos pedidos de registro de marcas realizados por prestadores de serviços de auditoria no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com o intuito de compreender a importância desse ativo intangível na consolidação da reputação profissional no mercado. Adotou-se uma abordagem quantitativa de caráter exploratório, com base na análise de dados estruturados extraídos do banco de marcas do INPI. Foram coletados dados relativos ao período de 2011 a 2021 sobre pedidos de registro de marcas realizados por pessoas físicas e jurídicas ligadas à atividade de auditoria. Os dados foram processados e analisados por meio de estatística descritiva. As variáveis analisadas incluíram a Classe de Nice, tipo de marca (nominativa, figurativa, mista), data de depósito e status do pedido. Os resultados revelaram um predomínio de pessoas jurídicas como solicitantes (80%), com concentração na Classe 35 (serviços de administração). As marcas mistas, que combinam elementos nominativos e figurativos, representaram a maior parte da amostra (138 solicitações). Este estudo ressalta a importância do registro de marcas para diferenciar e proteger a identidade corporativa dos auditores. A complexidade do processo de registro e a constante evolução da legislação exigem que os profissionais da área de auditoria se mantenham atualizados sobre os requisitos legais e as melhores práticas, a fim de assegurar a eficácia na proteção de suas marcas.
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- 2025-05-19 (2)
- 2025-05-16 (1)







