Perfil de los Registros de Marcas de Proveedores de Servicios de Auditoría en Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rci.v4.81554

Palabras clave:

negocio, marcas, servicios de auditoría, propiedad intelectual

Resumen

Este estudio tiene como objetivo analizar el perfil de las solicitudes de registro de marca realizadas por los prestadores de servicios de auditoría en el Instituto Nacional de Propiedad Industrial (INPI), con el objetivo de comprender la importancia de este activo intangible en la consolidación de la reputación profesional en el mercado. Se adoptó un enfoque exploratorio cuantitativo, basado en el análisis de datos estructurados extraídos de la base de datos de marcas del INPI. Se recolectaron datos correspondientes al período 2011 a 2021 sobre solicitudes de registro de marca realizadas por personas naturales y jurídicas vinculadas a actividades de auditoría. Los datos fueron procesados y analizados mediante estadística descriptiva. Las variables analizadas incluyeron la Clase de Niza, tipo de marca (nominativa, figurativa, mixta), fecha de presentación y estado de la solicitud. Los resultados revelaron un predominio de personas jurídicas como solicitantes (80%), con concentración en la clase 35 (servicios de administración). Las marcas mixtas, que combinan elementos nominativos y figurativos, representaron la mayoría de la muestra (138 solicitudes). Este estudio destaca la importancia del registro de marca para diferenciar y proteger la identidad corporativa de los auditores. Además, destaca la necesidad de invertir en la formación de profesionales especializados en el área. La complejidad del proceso de registro y la constante evolución de la legislación exigen que los profesionales de la auditoría se mantengan actualizados sobre los requisitos legales y las mejores prácticas para garantizar la protección efectiva de sus marcas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonôra Virginia de Jesus Dias, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil, leonoradias13@gmail.com

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Sergipe (2021). MBA em Finanças e Controladoria pela Universidade de São Paulo (2023). Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (2024). Pós-Graduanda em Licitações Públicas e Contratos Administrativo pelo Gran Cursos (2024). Tem experiência na área de Finanças e Controladoria.

José Wendel dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil, eng.wendel@live.com

Doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual e Bacharel em Engenharia de Produção pela UFS. Técnico em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS). Atuou em projetos de pesquisa vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da UFS. Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE). Integrou o Grupo de Pesquisa em Engenharia de Produção (GPEP/UFS). Possui publicações nacionais e internacionais. Atua como revisor de periódicos e eventos científicos. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em biomecânica ocupacional, saúde e segurança do trabalho. Atualmente, concentra suas ações de pesquisa em Propriedade Intelectual, com foco na mineração de dados patentários e modelagem de tendências tecnológicas em mercados emergentes.

Vinícius Medeiros Magnani, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, vinicius_magnani@hotmail.com

Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) - Departamento de Contabilidade. Doutor e Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Gradução em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) da FEA-RP/USP, na linha de pesquisa de Contabilidade Financeira e Finanças. Graduado do curso de Economia Empresarial e Controladoria da FEA-RP/USP, com Habilitação em Economia - Ênfase em Negócios Internacionais e em Contabilidade - Ênfase em Finanças. Atua como pesquisador do Grupo de Pesquisa em Finanças (GPFin) da FEA-RP/USP. Pesquisa e publica nas áreas de Finanças Corporativas, Mercado Financeiro e Contabilidade. Revisor de trabalhos em revistas e congressos nacionais e internacionais. Foi professor de pós graduação em instituições como: Fundace, Fipecafi, Unifafibe, Unifeb e Faculdade Anhanguera. Foi professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Moura Lacerda e foi professor das Escolas de Relações Internacionais e Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Já atuou como Cientista de Dados na Fundação Getúlio Vargas (FGV), atuou no setor de controladoria e financeiro em empresas do ramo de facilities e de serviços hospitalares. Além disso, já atuou em consultorias da área financeira, planejamento estratégico e business intelligence.

Publicado

2025-05-16 — Actualizado el 2025-05-19

Versiones

Cómo citar

DIAS, Leonôra Virginia de Jesus; SANTOS, José Wendel dos; MAGNANI, Vinícius Medeiros. Perfil de los Registros de Marcas de Proveedores de Servicios de Auditoría en Brasil. Revista Contabilidad e Innovación - RCI, Goiânia, v. 4, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/rci.v4.81554. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rci/article/view/81554. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Gestão da Inovação para o desenvolvimento