Proposta de perspectivas do Balanced Scorecard para monitoramento da Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rci.v4.81069Palavras-chave:
Balanced Scorecard, Educação Profissional e Tecnológica, Monitoramento, Qualidade, AvaliaçãoResumo
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional atrelada ao desenvolvimento socioeconômico do país. Entretanto, apesar de sua importância, pouco se discute a respeito de sua avaliação e, portanto, do seu monitoramento. Tendo em vista que a falta de indicadores específicos e de instrumentos de monitoramento dificulta a obtenção de informações sobre a qualidade e efetividade da EPT, o Balanced Scorecard (BSC) surge como um recurso para o monitoramento do desempenho da EPT em diferentes perspectivas. Nesse viés, este estudo propõe o uso do BSC como instrumento de monitoramento para a EPT, tendo como principal objetivo propor um ajuste nas perspectivas do BSC para monitorar a EPT. A metodologia utilizada é descritiva, e para atingir o objetivo proposto foram realizadas três etapas distintas de análise: documental, busca na literatura e análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa indicam que as perspectivas mais relevantes para o monitoramento e avaliação da EPT, que levam em consideração suas particularidades, são: Infraestrutura e Tecnologia, Estudantes, Aprendizado e Crescimento, Sociedade, Processos Internos e Financeira. Essas perspectivas demonstraram estar conectadas com as dimensões e critérios necessários para uma análise abrangente e avaliação da EPT. Conclui-se que essas perspectivas podem proporcionar uma visão holista e equilibrada das dimensões envolvidas nos níveis dessa modalidade de ensino. Sugere-se, portanto, que pesquisas futuras aprofundem o estudo sobre o uso do BSC na EPT e explorem outras perspectivas relevantes para uma avaliação abrangente e eficaz.
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- 2025-04-04 (2)
- 2025-03-19 (1)







