A Presença de Mulheres nos Conselhos Administrativos Afeta o Desempenho Financeiro das Empresas?
Análise de companhias abertas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.56000/rci.v2i1.75835Keywords:
Desempenho Financeiro, Mulheres, Conselhos AdministrativosAbstract
Objetivo: A presente pesquisa buscou analisar a presença das mulheres nos conselhos administrativos e o seu impacto no desempenho financeiro de empresas brasileiras.
Método: A amostra é composta por 215 empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), considerando o período de 2010 a 2019. Os dados foram coletados nas bases Economática e Capital IQ, como também nos formulários de referências divulgados pelas empresas. No estudo, as métricas de desempenho utilizadas foram Return on Equity (ROE), Return on Assets (ROA) e um estudo de dados em painel foi performado. Para controle, foram incluídas as informações de eleição ter sido realizada pelo controlador, a média de idade dos membros do conselho, o lucro líquido das empresas e dummies de ano para controle, sendo uma dummie para cada um dos anos.
Principais Resultados: Os resultados evidenciaram que, com o aumento da presença de mulheres nos conselhos, tem-se um crescimento de 19,75% do ROE e 23,79% do ROA. Consequentemente, para este estudo, é possível afirmar que a diversidade de gênero teve um impacto positivo no desempenho financeiro das companhias, permitindo inferir a percepção de que há relevância na representatividade feminina nos conselhos administrativos das empresas.
Principais Contribuições: A temática da diversidade possui relevância global e, por mais que promover inclusão e diversidade não seja uma tarefa fácil e rápida, é possível identificar que essas estratégias de inclusão proporcionam benefícios aos desempenhos empresariais das companhias. Entende-se que a presente pesquisa contribui para com a discussão sobre a presença de mulheres nos conselhos administrativos das empresas brasileiras, apontando para a necessidade de esforços por parte dessas empresas para tentar alcançar progressos reais no que tange à diversidade.