A Identidade Organizacional Como Fator de Adaptação em Períodos de Mudança Ambiental
Um Estudo com Cooperativas Agroindustriais Paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.56000/rci.v3i1.80845Palavras-chave:
identidade organizacional, orçamento empresarial, desempenho da tomada de decisão, modelagem de equações estruturais, adaptação organizacionalResumo
Objetivo: Investigar a relação da identidade organizacional com o desempenho da tomada de decisão, mediada pelo orçamento empresarial.
Método: A pesquisa utilizou um questionário validado em estudos anteriores, enviado a 1.291 gestores de cooperativas agroindustriais paranaenses por meio do LinkedIn e e-mail, resultando em 209 respostas. Os dados foram tratados utilizando a técnica de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM).
Principais Resultados: Os resultados indicam que a identidade organizacional possui um efeito positivo, fraco e estatisticamente significativo sobre o orçamento empresarial e o desempenho da tomada de decisão. O orçamento empresarial, por sua vez, apresentou um forte efeito positivo sobre o desempenho da tomada de decisão. A relação entre a identidade organizacional e o desempenho da tomada de decisão é mediada pelo orçamento empresarial.
Principais Contribuições: Este estudo contribui para as cooperativas ao evidenciar como a identidade organizacional pode favorecer a continuidade e a mudança, caracterizando a adaptação organizacional. Adicionalmente, a pesquisa enriquece a literatura sobre identidade organizacional, orçamento empresarial e desempenho da tomada de decisão, elucidando as interações entre essas variáveis