Uso e continuidade de cursos online na gestão do Conhecimento
um estudo sob o enfoque do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM)
DOI:
https://doi.org/10.56000/rci.v1i1.73078Resumo
RESUMO
Objetivo: identificar os fatores que podem influenciar no uso e continuidade de cursos on-line abertos voltados para a capacitação e aperfeiçoamento de funcionários de uma empresa varejista da cidade de Curitiba-PR em períodos de isolamento social.
Método: O estudo foi realizado utilizando-se como base uma extensão do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) com a incorporação de variáveis externas. Para a coleta de dados, utilizou-se de questionário desenvolvido por Wu e Chen (2017) que foi disponibilizado aos respondentes por meio da plataforma Google Docs, sendo a população composta de 900 funcionários com retorno de 72 respondentes. Por se tratar de uma série de relações de dependência simultâneas, o tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica de modelagem de equações estruturais (SEM).
Principais Resultados: permitem inferir que as variáveis do modelo TAM ainda continuam sendo as melhores preditoras da intenção e continuação do uso de tecnologias, enquanto as variáveis externas propostas não apresentaram efeito sobre as variáveis originais do modelo, salientando a importância da percepção da facilidade de uso e da utilidade percebida para a aceitação e continuidade do uso dessas tecnologias por parte de seus usuários. Principais Contribuições: a pesquisa contribui para o arcabouço teórico sobre fatores que podem influenciar a formação de profissionais por meio do uso de tecnologias, além de contribuir para diagnosticar esses fatores em situações práticas que apresentem o mesmo contexto.
Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação; Modelo de aceitação de Tecnologias; cursos on-line abertos.