INTERNACIONALIZAÇÃO E TRANSNACIONALIZAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ALGUNS EMBATES

Auteurs-es

  • Ana Paula Hey Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, anahey@usp.br https://orcid.org/0000-0003-3513-8598
  • Afrânio Mendes Catani Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, amcatani@usp.br
  • Antonio Marcos Amorim Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, amarcos@usp.br

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.62129

Résumé

O artigo analisa contenciosos em torno da internacionalização da pós-graduação no Brasil, por meio do estudo de quatro Programas em Educação (PPGEs) que, na última avaliação da CAPES (2013-2016), obtiveram o conceito máximo (nota 7). Conduzindo-se estudo exploratório cienciométrico dos artigos científicos da(o)s docentes destes PPGEs, com extração de dados através do software livre scriptLattes, obteve-se um total de 1.434 artigos, sendo que 13,9%, foram publicados em revistas internacionais e, destes, 64% em inglês. A maior parte (69%) se produziu em coautorias (2 ou mais autores). Problematizam-se aspectos da internacionalização e da transnacionalização da produção de conhecimento, visando distinguir mecanismos formais e estratégias necessárias para trocas menos assimétricas no campo da educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Paula Hey, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, anahey@usp.br

Possui Pós-doutorado em Sociologia pelo King´s College London (2015-16). É doutora em Educação ( Sociologia da Educação) pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris/França (2001-04). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Elites, do Poder e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: elites acadêmicas/científicas, elites e Estado, espaço acadêmico brasileiro, campo do poder brasileiro, pensamento social, produção acadêmica, educação superior.

Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, amcatani@usp.br

Professor Titular aposentado na Faculdade de Educação da Universidade de Sao Paulo (USP) e Professor visitante junto à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre e Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Livre Docente em Educação pela FEUSP, com Pós-doutorado na Middlesex University London, UK. Autor de dezenas de artigos, livros e capítulos de livros nos domínios das politicas de educação superior na América  Latina, da história  do cinema latino-americano e português, da sociologia da educação e da cultura. Organizou com Maria Alice Nogueira a coletânea Pierre Bourdieu - Escritos de Educação (Vozes, 1988, 16a. Edição, 3a. Reimpr 2019) e, com Maria Alice Nogueira, Ana Paula Hey e Cristina Medeiros, o Vocabulário Bourdieu (Autêntica, 2017).

Téléchargements

Publié-e

2020-12-11

Comment citer

HEY, A. P.; CATANI, A. M.; AMORIM, A. M. INTERNACIONALIZAÇÃO E TRANSNACIONALIZAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ALGUNS EMBATES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 670–687, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i3.62129. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62129. Acesso em: 21 nov. 2024.