INTERNACIONALIZAÇÃO E TRANSNACIONALIZAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ALGUNS EMBATES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.62129Resumen
El artículo analiza el litigio en torno a la internacionalización del postgrado en Brasil, a través del estudio de cuatro Programas de Posgrado en Educación (PPGEs) que, en la última evaluación de la CAPES (2013-2016), obtuvieron el máximo concepto (nota 7). Con un estudio exploratorio de los artículos científicos de los profesores de estos PPGEs, con extracción de datos a través del software libre scriptLattes, obtuvimos 1.434 artículos, de los cuales el 13,9% fueron publicados en revistas internacionales y, de éstos, el 64% en inglés. La mayoría de ellos (69%) se produjeron en coautoría (2 o más autores). Se problematizan los aspectos de la internacionalización y la transnacionalización de la producción de conocimientos, con el fin de distinguir los mecanismos formales y las estrategias para que los intercambios sean menos asimétricos en el ámbito de la educación.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.