O RETROCESSO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO, A BNCC, O NEOLIBERALISMO EDUCACIONAL E A MARGINALIZAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS - IFs
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v45i1.61630Resumen
RESUMEN
El artículo analiza y discute las principales justificaciones registradas para una política educativa pública de Reforma del Ensino Médio (2017) y una Base de Currículo Nacional Común para High School (BNCC-EM, 2018). Demuestra o entra en conflicto la Composición Educativa para la Formación Integral, explícita en el Art. 205 de la Constitución Federal de 1988, con la idea de desarrollo para una educación mercantilista neoliberal. Afirma o retira la "Nueva Escuela Secundaria" en comparación con las reformas de la misma etapa durante el período militar y, en todo el mundo, de referencia a las reformas en Francia y los Estados Unidos. Una investigación se basa en dos argumentos hermenéuticos basados en la Ley 13.415 / 2017, declaraciones de gobierno (MEC) al mismo tiempo, estudios e informes sobre el tema, y la justificación de datos teóricos en Dardot, Laval y otros. Concluyo refutando la lógica neoliberal de la reforma ambiental y el currículo de habilidades y competencias en el BNCC. Sugiera retomar y expandir la experiencia de dos Institutos Federales - IF desde la perspectiva de una capacitación integral y educación vocacional integrada o educación pública.
Palabras clave: Reforma de la escuela secundaria, BNCC, Neoliberalismo, Institutos Federales - IFs.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.