O CARÁTER EDUCATIVO DAS NARRATIVAS ORAIS DOS ANCIÕES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MORRINHOS/POCONÉ-MT
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40773Palabras clave:
Quilombo. Tradição oral. Pedagogia espontâneaResumen
O objetivo do presente artigo é estabelecer a relação entre as narrativas orais da comunidade quilombola de Morrinhos localizada no município de Poconé, no Estado de Mato Grosso e, os processos educativos que são construídos por meio delas no interior da ambiência familiar.A metodologia utilizada foia história ora, e o principal instrumento de coleta de informações foi a entrevista,por meio do qual foi possivel registrar as narrativas que os anciões partilham com a comunidade. Os resultados apontam que os velhos ainda desempenham função importante na preservação da memória dessa comunidade, contribuindo como desencadeadores de significados essenciais no processo de constituição sociocultural dos sujeitos, mais especificamente, reforçando valores nas crianças e jovens, tais como respeito à natureza e obediência aos mais velhos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.