“REMEMORAÇÃO DA NATUREZA NO SUJEITO”: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA PARA PENSARMOS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82434Palavras-chave:
Dominação, Educação Ambiental, Razão, Sujeito-Natureza, Teoria CríticaResumo
Em uma atualidade em que nos deparamos com a intensificação de uma crise ambiental sem precedentes na história, crise essa estritamente relacionada ao nosso modo de produção predatório em relação a natureza, torna-se necessário pensar em formas de combate a essa lógica instaurada, e dirigir o nosso discurso em direção a crítica. São múltiplos os focos que este combate e essa crítica poderiam ter, porém a presente pesquisa, buscou na Teoria Crítica, cumulada principalmente na figura de Theodor W. Adorno, um modo de combate e de crítica ao vigente, enfocando principalmente na complexa relação entre sujeito e natureza na modernidade, e findando nas contribuições que a Teoria Crítica pode realizar para pensarmos uma Educação Ambiental também Crítica.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1985.
ADORNO, Theodor W. Dialética Negativa. Rio de Janeiro. Zahar. 2009.
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro, 3ª edição, Editora: Paz e Terra, 1995.
BENJAMIN, Walter. Passagens. São Paulo: Editora UFMG e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo, Brasiliense, 1996.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho D’Água, 2001.
JAY, Martin. A imaginação dialética: história da escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisa sociais, 1923-1950. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2019.
KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2022.
SAYRE, R.; LOWY, M. Anticapitalismo romântico e natureza: o jardim encantado. São Paulo: Unesp, 2021.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-10-31 (2)
- 2025-09-08 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fábio Caires Correia, João Pedro Araújo dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



