A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v16i1/2.55221Resumo
Esse texto aborda a questão da importância da formação didático pedagógica do professor de Geografia. A análise da prática diária de professores de Geografia, nos momentos de planejamento, direção/execução e avaliação do ensino, revela que esses não têm norteado seu trabalho por uma concepção teórica abrangente sobre a educação, a escola, o ensino e o potencial educativo da Geografia na formação do cidadão. A adoção consciente de tal concepção é de fundamental importância, na medida em que auxilia o professor na superação do formalismo didático presente na escola e na potencialização das condições que a escola oferece e que os alunos dispõem, para a melhoria da qualidade do ensino.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.