A aquisição da leitura por alunos da EJA/ensino médio em contextos populares

Autores

  • João Paulo da Conceição Alves Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil, jpaulochee@gmail.com
  • Carla Lorena Rodrigues de Carvalho Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil, rcarvalho.mama@hotmail.com
  • Márcia Pereira da Silva Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil, marcinha_afro@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50940

Resumo

A presente pesquisa busca abordar formas de aquisição da leitura em espaços periféricos como estratégia para a formação humana na educação de jovens e adultos (EJA). Este trabalho tem como objetivo geral analisar formas de aquisição da leitura na realidade de alunos da EJA/Ensino Médio na cidade de Macapá/Ap. Utilizaremos as abordagens qualitativa e quantitativa, além de gráficos, com a aplicação de questionários para 23 alunos. Concluímos que a maioria dos alunos não reconhece os espaços de leitura como biblioteca comunitária, tampouco a prática da leitura como instrumento de formação educacional/humana, divorciando a aquisição da leitura da ressignificação da realidade das pessoas e da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo da Conceição Alves, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil, jpaulochee@gmail.com

Carla Lorena Rodrigues de Carvalho, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil, rcarvalho.mama@hotmail.com

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

PAULO DA CONCEIÇÃO ALVES, J. .; LORENA RODRIGUES DE CARVALHO, C.; PEREIRA DA SILVA, M. . A aquisição da leitura por alunos da EJA/ensino médio em contextos populares. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 1–17, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i1.50940. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50940. Acesso em: 2 maio. 2024.