REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE A HISTÓRIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE GRAMSCI
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82274Palavras-chave:
História da Educação, Políticas Educacionais, História das Políticas Educacionais, Antonio Gramsci.Resumo
O presente estudo, inserido no campo da História da Educação, objetiva analisar as possibilidades de uso da teoria gramsciana na investigação da História das Políticas Educacionais. A partir da concepção de Estado Ampliado de Antonio Gramsci, examinamos como as políticas educacionais são resultantes da interação entre sociedade política e sociedade civil, sendo permeadas por disputas hegemônicas. Metodologicamente, trata-se de um ensaio teórico baseado em revisão bibliográfica, com ênfase na produção gramsciana e em estudos que aplicam sua teoria à análise da educação. O artigo argumenta que a abordagem gramsciana possibilita a interpretação das políticas educacionais não apenas como diretrizes formais do Estado, mas como instrumentos de disputa ideológica e construção da hegemonia. Assim, contribui para o aprofundamento das análises historiográficas sobre o papel do Estado e da sociedade civil na estruturação da educação.
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- 2025-10-31 (2)
- 2025-09-08 (1)
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