INDÚSTRIA CULTURAL, COMPUTADOR E TELEVISÃO CONSEQUÊNCIAS PARA A CONSCIÊNCIA E O COMPORTAMENTO HUMANOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v35i1.13138Palavras-chave:
indústria cultural, Tecnologia, Comportamento humanoResumo
Este artigo subdivide-se em três partes: na primeira, discutirse- ão aspectos mais abrangentes acerca da relação entre a indústria cultural e algumas implicações sobre a consciência e o comportamento humanos. Na segunda parte, trataremos de uma das principais tecnologias que a cada dia tem sido utilizada por um número maior de pessoas: o computador. Na última parte, discutiremos a dimensão ideológica da televisão e a falsa consciência que decorre das ilusões incutidas por ela. Analisaremos as implicações dessas tecnologias na modificação do pensamento e do comportamento das gerações atuais. As análises serão norteadas, principalmente, pelas considerações de Max Horkheimer e Theodor W. Adorno a respeito da indústria cultural e da televisão bem como das análises de Denis de Rougemont sobre as vantagens anunciadas pelas novas tecnologias.Downloads
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