EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: FORMAÇÃO PARA OU COM AS TECNOLOGIAS?

Autores

  • Janice Pereira Lopes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i2.13133

Palavras-chave:

Educação a distância, Habitus, Formação de professores

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões pertinentes ao campo de formação e atuação de professores, sobretudo no que tange às novas demandas educacionais e sociais suscitadas pela emergência das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Tem como objetivo central apontar a necessidade de uma formação para as tecnologias como condição sine qua non para o tratamento dessas questões. Para tanto, considera os processos de formação inicial e continuada de professores, especialmente os desenvolvidos a partir da educação a distância, como um momento crucial capaz de influenciar vultosamente a constituição do habitus do professor, sobretudo no que diz respeito à organização de um conjunto de esquemas e ações capazes de auxiliá-lo, de forma decisiva, no trato com a tecnologia e em sua inserção no meio escolar.

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Publicado

2011-02-06

Como Citar

LOPES, J. P. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: FORMAÇÃO PARA OU COM AS TECNOLOGIAS?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 2, p. 275–292, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i2.13133. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13133. Acesso em: 10 out. 2024.