A AUTONOMIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DA GEOGRAFIA ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE REFERÊNCIA - DOI 10.5216/bgg.v27i2.2658
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v27i2.2658Palavras-chave:
geografia Escolar – geografia acadêmicaResumo
O presente artigo investiga a relação existente entre as disciplinas escolares e suas correspondentes acadêmicas. A diferença entre ambas é feita à luz de Santos (2003) e Goodson (1990). Uso como estudo de caso as geografias escolar e universitária. Argumento favoravelmente à tese de que as disciplinas escolares não são meros receptáculos dos saberes produzidos em “instâncias superiores” do conhecimento. O ensino de geografia nas escolas não pode, nesse contexto, ser analisado como uma cópia simplificada da Geografia Universitária, como muitos ainda fazem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-12
Como Citar
GONÇALVES, J. R. A AUTONOMIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DA GEOGRAFIA ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE REFERÊNCIA - DOI 10.5216/bgg.v27i2.2658. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 97–114, 2007. DOI: 10.5216/bgg.v27i2.2658. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/2658. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos