A Cartografia Escolar no ensino de Geografia: uma análise da produção científica em periódicos online entre os anos 2000 a 2020

School Cartography in the teaching of Geography: an analysis of scientific production in online journals between the years 2000 to 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v43i01.73540

Resumo

A Cartografia Escolar se constituiu como um campo de pesquisa no ensino de Geografia no Brasil a partir de 1978. Ao longo desse percurso inúmeras abordagens e problemas de investigação foram consolidando os estudos sobre a linguagem cartográfica no contexto do ambiente escolar. Sendo assim, o presente artigo busca analisar a produção científica da Cartografia Escolar em periódicos online brasileiros entre os anos de 2000 a 2020, com o objetivo de compreender as contribuições e os avanços dessa linha de pesquisa para o ensino de Geografia. Para isso, esse estudo do tipo estado de conhecimento, organizou um banco de dados com 214 artigos publicados nesse período, o qual foi analisado sob diferentes categorias. Como resultado, foi possível observar uma consolidação nas publicações sobre Cartografia Escolar a partir do ano de 2011 e o fortalecimento das reflexões teórico-metodológicas desta temática articulada com o pensamento espacial, bem como o crescimento dos estudos sobre a Cartografia Social, Digital e Inclusiva. Para além disso, esse estudo busca contribuir com o desenvolvimento de futuras pesquisas que poderão ser estruturadas com base nos resultados e análises promovidas por este trabalho, potencializando as perspectivas para o campo da Cartografia Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Richter, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, drichter78@ufg.br

Pós-Doutor em Geografia pela Universidad Autónoma de Madrid/Espanha, Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente/SP. Professor no curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisa sobre Ensino de Geografia, Cartografia Escolar e Formação de Professores de Geografia.

Carlos Henrique Camilo de Matos, Redes estadual e particular de ensino em Goiânia, Goiás, Brasil, carlosmatsgeo@gmail.com

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor das redes estadual e particular de ensino em Goiânia/Goiás. Pesquisa sobre Ensino de Geografia e Cartografia Escolar.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

RICHTER, D.; HENRIQUE CAMILO DE MATOS, C. A Cartografia Escolar no ensino de Geografia: uma análise da produção científica em periódicos online entre os anos 2000 a 2020: School Cartography in the teaching of Geography: an analysis of scientific production in online journals between the years 2000 to 2020. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 43, n. 01, 2023. DOI: 10.5216/bgg.v43i01.73540. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/73540. Acesso em: 21 maio. 2024.