A Cartografia Escolar no ensino de Geografia: uma análise da produção científica em periódicos online entre os anos 2000 a 2020
School Cartography in the teaching of Geography: an analysis of scientific production in online journals between the years 2000 to 2020
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v43i01.73540Resumo
A Cartografia Escolar se constituiu como um campo de pesquisa no ensino de Geografia no Brasil a partir de 1978. Ao longo desse percurso inúmeras abordagens e problemas de investigação foram consolidando os estudos sobre a linguagem cartográfica no contexto do ambiente escolar. Sendo assim, o presente artigo busca analisar a produção científica da Cartografia Escolar em periódicos online brasileiros entre os anos de 2000 a 2020, com o objetivo de compreender as contribuições e os avanços dessa linha de pesquisa para o ensino de Geografia. Para isso, esse estudo do tipo estado de conhecimento, organizou um banco de dados com 214 artigos publicados nesse período, o qual foi analisado sob diferentes categorias. Como resultado, foi possível observar uma consolidação nas publicações sobre Cartografia Escolar a partir do ano de 2011 e o fortalecimento das reflexões teórico-metodológicas desta temática articulada com o pensamento espacial, bem como o crescimento dos estudos sobre a Cartografia Social, Digital e Inclusiva. Para além disso, esse estudo busca contribuir com o desenvolvimento de futuras pesquisas que poderão ser estruturadas com base nos resultados e análises promovidas por este trabalho, potencializando as perspectivas para o campo da Cartografia Escolar.